Suporte a Tv Amadora

Videos Recentes

    Respira-se Bom Ar na Amadora Actualidade

    Respira-se Bom Ar na Amadora

    No portal QualAr, criado para monitorizar a qualidade do ar, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, podemos ver que na área metropolitana de Lisboa Norte, onde se encontra o concelho da Amadora, o nível do ar é muito bom. Hoje, dia 5 de Junho, é assinalado o Dia Mundial do Ambiente, este ano subordinado ao tema da poluição do ar.

    Na Amadora, a qualidade do ar é medida em duas estações, uma delas em Alfragide e outra na Reboleira. A medição é feita através dos valores médios de concentração de cinco poluentes: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de azoto, partículas em suspensão e ozono.

    O QualAr, que pode ser consultado na Internet ou através da app no seu telemóvel ou tablet, faculta a medição diária da qualidade do ar. Uma forma de dar a conhecer ao cidadão de forma simples a qualidade do ar que respira.

    Apesar de o nosso país estar entre os dez países europeus com melhor qualidade do ar, há sempre caminho a fazer: estima-se que cerca de 6000 pessoas morram prematuramente, em Portugal, devido à poluição atmosférica. Estes números podem ser vistos no portal da campanha de sensibilização “Por um País com Bom Ar”, lançada hoje pela Agência Portuguesa do Ambiente. Aqui são também dadas algumas dicas que todos podemos seguir para ajudar à qualidade do ar, como usar os transportes públicos, moderar a utilização do ar condicionado ou andar a pé ou de bicicleta.