Suporte a Tv Amadora

Orçamento e GOP´S 2020: IMI Desce e Autarquia Aposta na Mobilidade Sustentável Actualidade

Orçamento e GOP´S 2020: IMI Desce e Autarquia Aposta na Mobilidade Sustentável

Foi ontem aprovado em Assembleia Municipal o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020.

Como tem sido política habitual da Câmara Municipal da Amadora, o IMI desce uma décima no próximo ano: de 0,33% para 0,32%. Para os prédios rústicos, fixou-se a taxa de IMI em 0,8%.

Quanto ao IRS foi aprovada a adopção de uma taxa de 3,2%, abdicando a autarquia da taxa máxima de 5%.

Quanto à Derrama, esta mantém-se: empresas com um volume de negócios abaixo de 150 mil euros, estão isentas deste imposto. Para as que ultrapassam estes 150 mil euros, a taxa de derrama situa-se nos 1,5%.

Quanto às Grandes Opções do Plano para o próximo ano, destaque para o Plano de Regeneração da Falagueira-Venda Nova e a forte aposta na mobilidade sustentável, estando prevista a colocação de postos de carregamento de veículos eléctricos.

A EB 2/3 Almeida Garrett vai finalmente ter um pavilhão desportivo, uma obra com um investimento de 2 milhões de euros. Além disso, vão existir várias requalificações em espaço escolar, nomeadamente na eficiência energética.

Contam-se ainda os projetos da nova unidade de saúde Ribeiro Sanches, em São Brás, a requalificação do Mercado da Mina e do CROAMA. Destaque também para a elaboração do projeto de reabilitação do Palácio Condes da Lousã.

Está ainda orçamentado um investimento de 1,3 milhões de euros no realojamento de famílias PER e de 1 milhão para o Porgrama de Apoio ao Auto Realojamento.

Para o ano de 2020 o orçamento é no valor de 97,5 milhões de euros, superior em 3,3%, relativamente ao de 2019.