Suporte a Tv Amadora

COVID-19: Vacinas Começam a Chegar em Janeiro e vão ser Administradas em Três Fases Actualidade

COVID-19: Vacinas Começam a Chegar em Janeiro e vão ser Administradas em Três Fases

Foi hoje apresentado o Plano de Vacinação Contra a COVID-19, onde estão já definidas as fases e os grupos prioritários a receber a vacina.
Entre Janeiro e Abril, no pior cenário se a vacina não chegar a tempo, vão ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas com 50 ou mais anos e com doenças graves, como insuficiência cardíaca e respiratória, e também os profissionais de saúde e os de serviços críticos. Nesteneste grupo prioritário estão os residentes de lares e em cuidados continuados, os quais vão ser vacinados nas instituições.

Na segunda fase, a vacina destina-se às pessoas com mais de 65 anos, sem qualquer doença e pessoas dos 50 aos 74 anos com doenças como a diabetes, hipertensão e obesidade. Estima-se que serão vacinadas 1.8 milhões de pessoas. Só na terceira fase é que a vacina será para o resto da população.

Recorde-se que a vacinação contra a covid-19 vai ser gratuita e é facultativa. Esta irá decorrer nos centros de saúde. O governo prevê que, no total, a aquisição destas vacinas irá custar cerca de 200 milhões de euros, podendo ser necessárias mais de 22 milhões de doses. Esta estratégia é coordenada pela União Europeia. A primeira vacina a chegar a Portugal será a da Pfizer, no início de Janeiro, e deverá servir 300 mil pessoas.