“Saúde no Inverno” é o nome do livro digital apresentado no âmbito do projeto SNS + Proximidade. De uma forma simples e direta aqui encontra informações e comportamentos a adoptar no inverno, de modo a proteger a sua saúde. A banda desenhada faz, também, parte deste livro ao mesmo tempo que descobre o que fazer de modo a prevenir doenças relacionadas com o inverno.
Este livro digital integra, assim, a Biblioteca de Literacia em Saúdo do SNS, a qual reúne publicações destinadas à educação em saúde.
O concelho da Amadora recebeu ontem a Bandeira Verde ECO XXI. Atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), o ECO XXI tem como propósito reconhecer as boas práticas ambientais levadas a cabo pelos municípios, promovendo a sustentabilidade a nível local.
Na edição deste ano, candidataram-se a este programa 50 municípios. A cerimónia de entrega destes prémios decorreu em Estarreja e a Amadora foi um dos 47 municípios do país a receber esta distinção.
São três as propostas vencedoras do Orçamento Participativo 2023, a edição dedicada ao ambiente.
Das três a votação, a proposta para a requalificação e manutenção do espaço público na zona envolvente da Estrada de Alfragide e Rua 1º de Maio, no valor de 150 mil euros, foi a que teve mais votos: 101. Esta ideia prevê melhor iluminação para esta zona, nomeadamente LED, criação de zonas de estadia, limpeza do espaço, parque para crianças e ainda uma solução de recipientes de lixo embutidos e com um revestimento que não seja plástico inflamável.
O projeto da Agrofloresta de Alfragide, mais concretamente entre as escolas do 1º ciclo de Alfragide e do Alto do Moinho e a EB 2/3 Almeida Garrett, conseguiu 72 votos. O objetivo é que se plantem árvores de fruto, plantas e hortícolas, que todas as espécies estejam devidamente identificadas, sem esquecer uma casa de madeira como apoio à manutenção do espaço. Esta ideia terá um valor estimado em 50 mil euros.
Por fim, vai também ser executada a proposta que visa a remoção de graffitis em espaços de dominínio público, na freguesia da Mina de Água, no valor de 50 mil euros. A proposta prevê que esta remoção aconteça com o recurso a um equipamento específico que retira a tinta, mas não destrói a superfície. O equipamento é multi-funções e pode ser instalado num veículo de caixa aberta.
As propostas vão integrar as Grandes Opções do Plano 2023 e anos seguintes, estando prevista a sua execuação em 2023 e 2024.
Para celebrar os onze anos do Banco Local de Voluntariado assim como o Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro) a autarquia da Amadora realizou este encontro no auditório da Escola Superior de Teatro e Cinema. Aqui foram entregues os diplomas de mérito aos voluntários.
Agora já é possível comparar on-line as comissões de diversos serviços e produtos financeiros. A plataforma “Comparador de Comissões” foi desenvolvida pelo Banco de Portugal e tem como propósito disponibilizar um espaço onde o consumidor possa obter a informação necessária para que realize escolhas mais conscientes.
Nesta plataforma estão os produtos financeiros mais representativos, como a manutenção de conta, cartões de crédito, cheques e transferências onde pode comparar o seu custo.
Pode aceder a este comparador no Portal do Cidadão, no site da Direção-Geral do Consumidor ou no Portal do Cliente Bancário.
No site da Carris Metropolitana, a nova empresa que vai gerir o transporte rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa, já pode ver quais as novas carreiras na Amadora. São 16 as novas carreiras na cidade, que vão passar por locais como o Hospital Amadora-Sintra, Alfragide ou Brandoa.
Além disso, há outras funcionalidades disponíveis no site da Carris Metropolitana. Entre elas, pode ainda ficar a saber qual a carreira que vai passar a utilizar no seu percurso habitual. Ou seja, se tem o hábito de utilizar a carreira 20, com o percurso de Algés para a Amadora (estação Sul), a partir de 1 de Julho passa a ser a carreira 1712. Faça a conversão das linhas atuais para as novas e desse modo está a par das mudanças que aí vêm.
A Carris Metropolitana já entrou em funcionamento dos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal. A partir de dia 1 de Julho, os restantes municípios, incluindo a Amadora, vão ver efetivada esta revolução no transporte rodoviários.