Abre hoje o período de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo 2019. Esta é a nona edição desta iniciativa, a qual tem contribuído para uma maior participação cívica e melhoria da qualidade de vida dos amadorenses.
Cada proposta não deverá passar o valor de 150 mil euros, sendo o orçamento total de 500 mil euros para o Orçamento Participativo.
Antes de enviar a sua proposta não se esqueça de consultar as Normas de Participação.
Este período de apresentação de propostas decorre até ao dia 25 de Junho.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora dinamizou esta iniciativa que serviu para testar a resposta das entidades em caso de sismo com especial atenção ao colapso de estruturas.
Veja aqui a reportagem!
Nesta edição do Orçamento Participativo, as 12 propostas que foram a votação foram aprovadas. Aqui encontramos ideias com preocupações ambientais, como a colocação de um posto de carregamento elétrico para automóveis, nas Águas Livres, colocação de papeleiras nas ruas desta freguesia e bebedouros para animais e pessoas nos espaços verdes do município.
Grande parte das propostas estão relacionadas com aspectos rodoviários, como passadeiras mais seguras. Vai também ser construído um telheiro exterior na EB1 Terra dos Arcos. Na freguesia da Mina de Água, o Moinho do Guizo vai sofrer uma intervenção artística (arte urbana). Vai ainda ser realizado um circuito de lazer pelos principais pontos do Aqueduto das Águas Livres, o qual atravessa a cidade da Amadora.
O valor do Orçamento Participativo é de 500 mil euros. As 12 propostas aprovadas totalizam um investimento de 356.105 euros e serão executadas pela autarquia em 2019 e 2020.
O CLDS da Venda Nova em parceria com a Associação EmGrandeSer realizou este bootcamp com o propósito de transmitir alguns dos valores do empreendedorismo ao jovens da Escola Secundária Mães d´Água.
Veja aqui a reportagem!
Como já tinha sido noticiado pela TVAMADORA, a próxima edição do Orçamento Participativo é dedicada ao ambiente. A apresentação de propostas acontece de 1 a 28 do próximo mês de Fevereiro. Pela primeira vez, o OP é dedicado a um tema, decisão que vai prevalecer nas edições futuras.
Este ano pode apresentar ideias relacionadas com a limpeza urbana, a biodiversidade, energias renováveis e mobilidade sustentável.
As votações das propostas vão decorrer de 3 a 31 de Maio.
Segundo a informação divulgada pela autarquia da Amadora, “a escolha do Ambiente como o primeiro OP temático vem reforçar a importância que a Câmara Municipal da Amadora dá à questão ambiental (…) e estimular os cidadãos a pensarem este problema global (...)”.