Hoje, no final da reunião com os especialistas no Infarmed, a Ministra da Saúde deixou a ideia de que o confinamento irá manter-se até meados de Março. A incidência de novos casos é ainda muito elevada. "É bastante evidente que o atual confinamento tem que ser prolongado por mais tempo e, desde já durante o mês de fevereiro, e depois sujeito a uma avaliação, mas provavelmente por um período que os peritos hoje estimaram como 60 dias a contar do seu início", disse Marta Temido.
Os objetivos para que se possa aliviar as medidas estão definidos: a ocupação de UCI deve estar abaixo das 200 camas e a "incidência acumulada a 14 dias abaixo dos 60 casos por 100 mil habitantes".
Marta Temido afirmou ainda que nesta reunião do Infarmed foi clara a opinião dos especialistas: é preciso testar massivamente a população. "Temos de contrariar a tendência de não testar tanto quando a incidência de novos casos diminui", disse a Minsitra da Saúde.
Nesta reunião foi ainda referido pelos especialistas que o pico desta terceira vaga da pandemia de COVID-19 foi registado a 29 de Janeiro.