Requalificação, Acção social e Ambiente – Preocupações da Autarquia para 2015

01 Dezembro 2014

Descrição

 O Orçamento para o próximo ano apresentado pelo Executivo da autarquia apresenta o mesmo valor de execução de 2014: 84, 999 milhões de euros, embora com uma diferença – a diminuição das transferências do Estado para a Amadora, menos 2,5 milhões de euros.

Nas Grandes Opções do Plano e Orçamento encontramos a continuidade com a preocupação em relação à educação, mantendo-se os diferentes projectos e parcerias nas escolas, acontecendo o mesmo à acção social. O Fundo de Coesão Social vai manter-se, assim como os projectos direcionados aos séniores, como o Amasénior.

O realojamento da população que vive nos núcleos degradados da Mina, está neste plano, medidas financiadas totalmente por receitas da própria câmara. Vai ainda ser prestada uma maior atenção à zona industrial da Falagueira-Venda Nova com o intuito de promover uma maior competitividade, tornando-o numa zona atrativa para o investimento. A requalificação do espaço público do Neudel e na URBIARGUS está também contemplada, assim como o avançar das onze propostas vencedoras do Orçamento Participativo deste ano.

A promoção da sustentabilidade ambiental vai reflectir-se em diferentes medidas, como a instalação de sistemas para a redução de consumos de energia nas escolas e uma estruturação de percursos pedonais.

Como já era conhecido, a política fiscal do concelho mantém-se, com isenção de derrama para empresas que apresentem um volume de negócios inferiores a 150 mil euros, adoptando também um taxa reduzida na participação do IRS e de IMI. Medidas que significam uma receita de menos de 3,2 milhões de euros.

Noticias Atualidade
;