Este segundo Encontro Arte, Intervenção e Comunidade aconteceu nos Recreios da Amadora onde a reflexão esteve centrada em como criar uma comunidade mais empática e mais acolhedora dos nossos séniores.
A Câmara Municipal da Amadora está a executar a segunda fase da requalificação da Avenida do Brasil, na Falagueira-Venda Nova. Uma obra que vai proporcionar uma melhor mobilidade pedonal e que irá reordenar o estacionamento existente.
O “Fórum Municipal Sénior” da Câmara Municipal da Amadora, o “Sozinhos em Causa” da Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a “Unidade de Neuro Estimulação” da AFID foram distinguidos com o Selo de Boas Práticas de Intervenção Social. Uma distinção do Instituto de Segurança Social inserida nas Plataformas Supraconcelhias da Grande Lisboa e do Oeste.
Este ano foram recebidas 40 candidaturas e foram premiados 29 projetos. A Amadora vê assim três das suas entidades a serem reconhecidas pelo seu trabalho. O Fórum Municipal Sénior reúne séniores da cidade da Amadora onde aqui encontram um espaço de exposição de problemas e onde procuram soluções. É, no fundo, uma ponte de comunicação com a autarquia para que os direitos dos séniores sejam salvaguardados.
No caso do projeto da Santa Casa da Amadora, “Sozinhos em Causa”, tem por objetivo mitigar a solidão dos séniores e é realizado em contexto domiciliário.
Quanto à Unidade de Neuro Estimulação da AFID esta destina-se a pessoas com demência e através da reabilitação e estimulação cosgnitiva e sensorial pretende responder e retardar o avanço desta patologia.
A edição de 2024 do Orçamento Participativo da Amadora aproxima-se e com um novo tema: intervenção no espaço público. O objetivo é que os munícipes apresentem as suas ideias para o espaço público, melhorando a acessibilidade e imagem do concelho assim como contribuir para a sua regeneração.
Na comunicação enviada pela autarquia da Amadora, a escolha deste tema para esta nova edição do Orçamento Participativo (OP) explica-se pelo facto de, nas edições anteriores do OP, “as propostas apresentadas terem demonstrado uma preocupação pela intervenção de proximidade no sentido da melhoria da apropriação do espaço público pelos cidadãos”.
O período para apresentar as suas propostas com vista à intervenção do espaço público acontece de 1 a 28 de Fevereiro. A fase de votação está programada para 3 a 31 de Maio. Novamente, o valor atribuído a este mecanismo de participação pública é de 500 mil euros o qual será aplicado em 2024 e 2025. Cada proposta não poderá ultrapassar os 150 mil euros.
O Mosteiro de Odivelas recebeu a apresentação do plano da Área Metropolitana de Lisboa, financiado pelo PRR, "Comunidades em Ação". O objetivo é combater a desigualdade e a pobreza. Na Amadora, estes são os dois territórios que vão ser intervencionados.
Os Recreios da Amadora receberam este encontro de dois dias "Arte, Intervenção e Comunidade", promovido e organizado pelo Teatro de Identidades.
Veja aqui a reportagem!