04 Abril 2008
A Câmara Municipal da Amadora (CMA) aprovou a minuta de um protocolo de colaboração com o Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV).
O documento, assinado no passado dia 3 de Abril, por altura do lançamento oficial do Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA), prevê uma colaboração entre a CMA e o CNPV, em que este se compromete a prestar o apoio técnico necessário à constituição do BLVA, disponibilizar as ferramentas de trabalho indispensáveis ao funcionamento do BLVA, designadamente guião para a implementação do Banco Local de Voluntariado, fichas de inscrição de voluntários e de organizações promotoras, modelo de programa de voluntariado a celebrar entre o voluntário e a organização onde se irá integrar, modelo de regulamento interno de funcionamento do Banco Local, colaborar na organização de sessões de sensibilização das comunidades para a prática do voluntariado e na formação geral dos voluntários, dos técnicos ou coordenadores das organizações promotoras que os enquadram, entre outros apoios.
O Banco Local de Voluntariado da Amadora
Com o objectivo de promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e organizações, sensibilizando os munícipes para a importância da realização de actividades de interesse social e comunitário, o Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA) propõe-se a: desenvolver acções de sensibilização da população para a realização de actividades de voluntariado, criar uma bolsa de pessoas interessadas em exercer acções de voluntariado e de organizações com interesse em as acolher, promover acções de formação para voluntários, potenciando maior qualidade nas respostas a dar.
Abrangendo todas as freguesias do Concelho da Amadora, o BLVA pretende encontrar pessoas que de forma livre, desinteressada e responsável, se comprometam, de acordo com as suas aptidões próprias e tempo livre, a realizar acções de voluntariado no Concelho da Amadora.
Inscrições:
Gabinete de Acção Social
Centro da Juventude / Multigeracional da Amadora
Tv. de Santa Teresinha – Brandoa
Telf.: 214930494 / 214920464
Fax: 214920577
E-mail: banco.voluntariado@cm-amadora.pt
14 Dezembro 2022
329 K
13 Maio 2021
305 K
12 Setembro 2009
46 K
05 Março 2024
29 K
Começa amanhã a primeira mostra internacional de cinema da Amadora - Cine Amadora - que assinala os 50 anos dos 25 de Abril. O programa conta com documentários, curtas e longas metragens e ainda workshop de técnicas de cinema. A entrada é gratuita.
Veja aqui a reportagem!
17 Abril 2008
14 K
No próximo dia 18 de Abril, a Necrópole de Carenque estará aberta ao público em geral, e sem necessidade de marcação prévia, das 10.00h às 17.30h. É pois uma boa oportunidade para conhecer um pouco melhor a História dos primórdios da ocupação da Amadora.
A Necrópole de Carenque
A Necrópole de Carenque é constituída por três sepulcros colectivos (designados de I, II e III, contando de Este para Oeste) escavados nos afloramentos calcários do Tojal de Vila Chã, entre Carenque e os Moinhos da Funcheira.
Estes sepulcros, descobertos e escavados em 1932 pelo arqueólogo Manuel Heleno, então Director do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcellos, actual Museu Nacional de Arqueologia, revestem-se de grande interesse para a compreensão da nossa pré-história, tendo sido construídos no final do IV milénio, início do III milénio, e reutilizados no final do III milénio.
O conjunto de sepulturas, designadas Grutas Artificiais, por terem sido escavadas na rocha, integram-se numa tradição cultural funerária mediterrânica, evidenciando também características próprias numa região que coincide, grosso modo, com o estuário do Tejo.
Desde 1936 que a Necrópole de Carenque se encontra classificada como Monumento Nacional.
Para saber como chegar à Necrópole de Carenque, consulte o mapa.
11 Abril 2014
13 K
O Núcleo Museográfico da Falagueira organiza diferentes visitas para celebrar este dia, que se comemora a 18 de Abril. No entanto, as actividades começam já no dia 12, amanhã:
12 de abril - visita guiada à villa romana da Quinta da Bolacha e ao sítio do Moinho do Castelinho, entre as 10.00h e as 12.00h
12 de abril - visita guiada ao Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, entre as 15.00 e as 16.30h
De 2 e 13 de abril o Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque está aberto , com visitas guiadas permanentes, entre as 10.00h e as 18.00h.
A participação nestas iniciativas é gratuita, sendo apenas encessária a marcação prévia através do e-mail museu.arqueologia@cm-amadora.pt ou para o n.º 214 369 090.
© TV Amadora 2023 ® Todos os direitos reservados