A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a Casa Roque Gameiro e o Museu de Arqueologia têm várias atividades gratuitas para a população, as quais vão acontecer ao longo de todo o mês de Agosto.
Na Biblioteca Municipal tem ao seus dispôr a Biblioteca de Verão. Para o mês de Agosto foram pensadas várias atividades para as crianças e as famílias. Desde o teatro aos jogos tradicionais, a hora do conto e uma caça ao tesouro na biblioteca, são muitas as opções para passar um bom tempo com os seus. Deve inscrever-se previamente nas atividades.
Na Casa Roque Gameiro, pode contar com o programa “Venha conhecer os cantos à Casa” e no Museu de Arqueologia tem a iniciativa “Museu em Ação”. Nestes dois programas, além de oficinas dedicadas às exposições temporárias e permanentes, pode ainda realizar visitas guiadas à Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Casa Roque Gameiro e Moinho de vento do Penedo. Também estas atividades devem ser marcadas previamente.
Durante o mês de Outubro são muitas as atividades programadas para a Casa Roque Gameiro e o Museu de Arqueologia. Conte com visitas guiadas, oficinas criativas e ainda a celebração do Dia das Bruxas (29 de Outubro).
Aproveitando o Dia da República, de a 1 a 5 de Outubro conheça os ideais republicanos de Roque Gameiro através de uma visita guiada pela sua casa na Venteira. Depois, a 15 de Outubro, não perca a visita orientada à zona industrial da Venda Nova, no âmbito da exposição “Memórias da Indústria da Amadora”, que pode conhecer no Museu de Arqueologia. Nesta visita vai passar por locais onde funcionaram várias empresas, como a SOREFAME, a COMETNA e a CEL CAT.
No âmbito da exposição recentemente inaugurada na Casa Roque Gameiro, “Pinceis, Sabões e Castanhaes: Manuel Roque Gameiro entre o tempo da arte e da indústria”, participe na oficina onde pode realizar um postal ilustrado marcada para o dia 16 de Outubro.
No final do mês, dia 29 de Outubro, não perca o Peddy Paper do Dia das Bruxas, dedicado aos mais novos (dos 4 aos 14 anos). Aqui vão descobrir as histórias que os antepassados na Casa Roque Gameiro têm para contar.