Sete municípios da Área Metropolitana de Lisboa, um deles a Amadora, vão receber apoio financeiro do Fundo Social Europeu até 2023 para implementar projetos para ajudar pessoas em situação de sem-abrigo, assim como reforçar as equipas técnicas. Ao todo são 1,8 milhões de euros destinados a estes projetos, que se estima apoiarem 660 pessoas nesta situação. A informação foi avançada pelo governo.
Uma das ações nestes projetos é a constituição de gestores de caso, onde é assegurado o acompanhamento psicossocial destas pessoas, elaborando um diagnóstico multidisciplinar e planos de inserção. É ainda outro objetivo promover a empregabilidade e inserção profissional das pessoas em situação de sem-abrigo.
Até ao final deste mês de Julho os projetos entram em execução, estando prevista a contratação de 29 técnicos as equipas de rua.
Os sete municípios da Área Metropolitana de Lisboa com projetos nesta área, que vão beneficiar deste apoio do Programa Operacional Regional Lisboa 2020, são: Oeiras, Almada, Sintra, Amadora, Montijo, Cascais e Barreiro.
A Ministra da Administração Interna anunciou hoje que o governo recomenda a quem esteja confinado que vote dia 30 de Janeiro, data das eleições, entre as 18h e as 19h. Por outro lado, os restantes eleitores devem exercer o su direito de voto entre as 8h e as 18h. A decisão foi hoje anunciada no final do Conselho de Ministros: "essa é, no nosso ponto de vista, a melhor forma de conseguirmos conciliar e harmonizar os dois interesses. Por um lado o interesse que todas as pessoas têm em votar, o direito ao sufrágio de todos, e por outro lado o direito de que todos exerçam o sufrágio em condições de absoluta segurança", afirmou Francisca Van Dunem.
A ministra apelou ao civismo dos portugueses até porque eles serão os únicos a garantir que estes horários serão cumpridos. “A única garantia (...) de que as pessoas atualmente em confinamento irão acatar a recomendação (...) é o histórico de comportamento exemplar que os cidadãos portugueses têm tido no cumprimento das recomendações das autoridades de saúde e do Governo nesta matéria".
Medidas de Autoproteção dos Eleitores
Para ir votar no dia 30 de Janeiro deve levar máscara, utilizar a sua própria caneta e manter o distanciamento social. E. atenção, porque a DGS não inclui as máscaras comunitárias neste leque, ou seja deve usar apenas as cirúrgicas e as FP2. Além disso, é ainda recomendado a quem esteja em isolamento profilático e que queira votar que deve fazer o caminho a pé ou em transporte individual à assembleia de voto. Deste modo, o uso de transporte público deve ser evitado.
O Salão da delegação da Junta de Freguesia da Falagueira-Venda Nova recebeu este convívio realizado pela Delegação da Amadora da Associação Portuguesa de Deficientes (APD). Veja aqui a reportagem e conheça melhor algumas das dificuldades que esta delegação enfrenta.
Foram inauguradas as novas instalações do Espaço Aberto ao Diálogo, gerido pela Comunidade Vida e Paz. Este espaço foi alargado, possibilitando outras respostas às pessoas em situação de sem-abrigo. O horário de atendimento foi, também, alargado.
Veja aqui a reportagem!
Morada: Praça José Cardoso Pires, nºs 1 e 2 - Casal do Silva.
Horário: 2ª e 6ª feira - 9h às 17h.