No portal
QualAr, criado para monitorizar a qualidade do ar, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, podemos ver que na área metropolitana de Lisboa Norte, onde se encontra o concelho da Amadora, o nível do ar é muito bom. Hoje, dia 5 de Junho, é assinalado o Dia Mundial do Ambiente, este ano subordinado ao tema da poluição do ar.
Na Amadora, a qualidade do ar é medida em duas estações, uma delas em Alfragide e outra na Reboleira. A medição é feita através dos valores médios de concentração de cinco poluentes: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de azoto, partículas em suspensão e ozono.
O QualAr, que pode ser consultado na Internet ou através da
app no seu telemóvel ou
tablet, faculta a medição diária da qualidade do ar. Uma forma de dar a conhecer ao cidadão de forma simples a qualidade do ar que respira.
Apesar de o nosso país estar entre os dez países europeus com melhor qualidade do ar, há sempre caminho a fazer: estima-se que cerca de 6000 pessoas morram prematuramente, em Portugal, devido à poluição atmosférica. Estes números podem ser vistos no portal da campanha de sensibilização “
Por um País com Bom Ar”, lançada hoje pela Agência Portuguesa do Ambiente. Aqui são também dadas algumas dicas que todos podemos seguir para ajudar à qualidade do ar, como usar os transportes públicos, moderar a utilização do ar condicionado ou andar a pé ou de bicicleta.