Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento” Atribuído à Amadora

11 Novembro 2020

Descrição

O Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” foi entregue à cidade da Amadora, reconhecendo-a como uma das comunidades portuguesas onde as políticas, os programas, os planos estratégicos e práticas permitem fomentar o envelhecimento saudável e bem-sucedido durante todo o ciclo da vida.

A proposta foi submetida pela Câmara Municipal da Amadora, em conjunto com as Juntas de Freguesia, e o prémio é fruto do trabalho entre instituições públicas e privadas na cidade.

Para que o selo viesse para a Amadora foi necessário que se cumprissem alguns pontos específicos na área da segurança, da habitação e mobilidade, bem-estar e saúde, relações sociais e inclusão, cultura e educação ao longo da vida e participação ativa e emprego.

Este selo é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos para premiar o trabalho desenvolvido no âmbito do Plano Local para o Envelhecimento Sustentável 2018-2025 (PEES). Este plano tem como pilares a valorização do envelhecimento, o papel da comunidade neste processo e a importância das organizações (públicas e privadas) para promover políticas públicas sobre esta temática.

Além de tudo isto, existe ainda um documento de planeamento estratégico que engloba todos os parceiros públicos e privados com ação na cidade. Este plano pode ser consultado aqui.

Noticias Atualidade
;