Já pode Receber o Cartão do Cidadão em Casa ou Levantá-lo nos Espaços Cidadão

29 Setembro 2020

Descrição

Desde sexta-feira (25 de Setembro), que a entrega do cartão do cidadão está a ser realizada através dos CTT, mas, também, nos Espaços Cidadão.

Em nota enviada à Comunicação Social, a entrega do cartão do cidadão através do correio é dirigida àqueles que “efetuaram a renovação do cartão de cidadão presencialmente (balcão de atendimento do Registo - Conservatórias, Lojas de Cidadão ou Espaços Cidadão), online ou através da forma simplificada (SMS/email), e que não têm agendamento para o levantar até 31 de outubro de 2020”. O Ministério da Justiça estima que sejam abrangidas por esta medida cerca de 100 mil pessoas.

O Instituto dos Registos e do Notariado envia uma mensagem escrita ou um e-mail ao requerente a informar acerca da data de entrega do cartão do cidadão na morada indicada. No momento da entrega é pedido ao cidadão que mostre um documento seu (cartão de cidadão caducado, passaporte ou carta de condução) ao funcionário dos CTT.

Existem as seguintes alternativas, caso não seja possível estar no dia da entrega do cartão de cidadão: “o cidadão que não esteja em casa no momento da entrega do cartão deverá levantar o seu cartão de cidadão num balcão CTT, indicado no aviso de entrega que foi deixado na caixa de correio. Em alternativa, o cidadão poderá recorrer ao serviço SIGA (serviço disponibilizado pelos CTT) que permitirá alterar o local de entrega, numa morada da sua preferência”.

No que diz respeito à entrega do cartão nos Espaços Cidadão, esta começou a ser feita desde o dia 16 de Setembro: se renovou o documento num Espaço Cidadão pode também levantá-lo nesse local ou noutro Espaço Cidadão aderente. “Este serviço está disponível em 38 espaços, 16 na área metropolitana de Lisboa e 22 na do Porto, correspondendo aos locais onde se verificou uma maior necessidade de reforçar a resposta”.

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