A Galeria Artur Bual recebe a exposição do Acervo Municipal, a qual reúne 25 obras de grande formato, de diferentes autores como António Galvão, Vítor Alves e Ricardo Paula.
Visite esta mostra até dia 19 de Agosto.
"Trigo na Eira, Pão na Masseira - Uma História do Pão na Amadora" mostra como este alimento milenar se confude com o crescimento do território da Amadora.
Pode conhecer esta exposição até ao dia 7 de Maio de 2023 no Museu Municipal de Arqueologia.
O Museu Municipal de Arqueologia inaugurou a nova exposição "Reflexos da Vida e da Morte no Moinho do Castelinho". Aqui estão reunidas algumas descobertas, autênticos tesouros, que são o resultado dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos no sítio do Moinho do Castelinho.
Além disso, as exposições permanentes "Aqueduto das Águas Livres" e a "Aviação na Amadora" foram renovadas.
Nesta reportagem conheça um pouco destas três mostras!
No âmbito da exposição “Trigo na Eira, Pão na Masseira. Uma história do Pão na Amadora”, o Museu Municipal de Arqueologia tem realizado várias iniciativas a celebrar este alimento tão consumido pelos portugueses. A próxima atividade realiza-se já no sábado, dia 18 de Março, um workshop de pão - “Mãos na massa”. Das 15h às 17h tem aqui uma oportunidade para aprender mais sobre o pão, as várias técnicas e diferentes tipos de fermentação. Esta formação está a cargo de Viviani Rocha, investigadora da Universidade Nova de Lisboa.
No fim de semana seguinte, no dia 25 de Março, das 15h às 17h, decorrem as “Conversas à Roda do Pão” na Casa Roque Gameiro. Esta iniciativa é promovida pelo Museu Municipal e conta com a colaboração da UPAL, União Panificadora da Amadora, e a APAI, Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial. Aqui vai poder conhecer várias histórias sobre o pão e sobre vários padeiros.
Ambas as iniciativas são gratuitas. Se quiser realizar o workshop do próximo sábado tem apenas de se inscrever previamente através dos seguintes contactos: museu.arqueologia@cm-amadora.pt ou por telefone - 214 369 090.
Durante o mês de Outubro são muitas as atividades programadas para a Casa Roque Gameiro e o Museu de Arqueologia. Conte com visitas guiadas, oficinas criativas e ainda a celebração do Dia das Bruxas (29 de Outubro).
Aproveitando o Dia da República, de a 1 a 5 de Outubro conheça os ideais republicanos de Roque Gameiro através de uma visita guiada pela sua casa na Venteira. Depois, a 15 de Outubro, não perca a visita orientada à zona industrial da Venda Nova, no âmbito da exposição “Memórias da Indústria da Amadora”, que pode conhecer no Museu de Arqueologia. Nesta visita vai passar por locais onde funcionaram várias empresas, como a SOREFAME, a COMETNA e a CEL CAT.
No âmbito da exposição recentemente inaugurada na Casa Roque Gameiro, “Pinceis, Sabões e Castanhaes: Manuel Roque Gameiro entre o tempo da arte e da indústria”, participe na oficina onde pode realizar um postal ilustrado marcada para o dia 16 de Outubro.
No final do mês, dia 29 de Outubro, não perca o Peddy Paper do Dia das Bruxas, dedicado aos mais novos (dos 4 aos 14 anos). Aqui vão descobrir as histórias que os antepassados na Casa Roque Gameiro têm para contar.
Nesta exposição, conheça um pouco melhor esta fábrica, um marco na história e no desenvolvimento da povoação da Amadora.
Pode visitá-la até dia 10 de Maio 2018.