A EPGE da Venda Nova e a EPGE da Amadora estiveram representadas nesta iniciativa que faz parte do programa "A Empresa" promovido pela Junior Achievement Portugal.
Veja aqui a reportagem!
Foi hoje aprovada, em Conselho de Ministros, a resolução que permite ao Ministério da Educação adquirir mais 15 mil computadores de forma imediata. Mais equipamentos informáticos para distribuir pelos alunos que precisam deste instrumento de trabalho, uma vez que o ensino digital regressa já na segunda-feira, dia 8 de Fevereiro. Este é um investimento de 4,5 milhões de euros e está já a ser trabalhado pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência. Estes computadores juntam-se aos mais de 100 mil que tinham sido já distribuídos às escolas no primeiro período do ano letivo e aos “335 mil equipamentos comprados no âmbito do programa Escola Digital, com recurso a fundos comunitários”, como se pode ler no comunicado do ministério.
Além disso, foram também lançadas linhas de financiamento do Portugal 2020 de cerca de 14 milhões de euros para os municípios poderem, também, adquirir equipamentos informáticos no âmbito do programa Escola Digital.
Quanto à entrega dos 335 mil computadores que foram já comprados, neste comunicado do ministério da educação, pode ler-se que o governo está a “tentar agilizar os procedimentos para ultrapassar os atuais constrangimentos logísticos no transporte internacional de carga para que os equipamentos sejam entregues “dentro dos prazos contratualmente previstos”.
A TVAMADORA acompanhou a entrega de computadores portáteis aos alunos de 11º e 12º anos da ESA. Estes equipamentos fazem parte do lote de 210 computadores adquiridos pela autarquia da Amadora, que os fez chegar aos Agrupamentos de Escolas, que depois fazem a sua gestão. Estes equipamentos são emprestados aos alunos que mais precisam.
O futebolista e amadorense Nani ofereceu 50 computadores portáteis ao Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes.
A TVAMADORA entrevistou o atleta, que explicou todo o processo.
Em nota enviada à comunicação social, o Ministério da Educação revela que já no primeiro período do novo ano escolar, que começa esta semana, vão ser disponibilizados 100 mil computadores aos alunos. Os primeiros a receber mais este instrumento de trabalho são os beneficiários da Ação Social Escolar, “tendo os computadores tipologia diferenciada por ciclo de ensino e acesso à internet por banda larga móvel”.
Esta é uma ação que faz parte do programa de “universalização da escola digital”, que integra o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). A ideia é que a "Escola Digital" chegue a todas as escolas, alunos e profissionais, do ensino básico e secundário, com um investimento de 400 milhões de euros.
Além da atribuição de equipamentos informáticos, existem outras vertentes do programa Escola Digital, como formação para professores, criação de planos de transição digital nas escolas e um “programa piloto de desmaterialização de manuais escolares”.