Governo Lança Apoio para Melhorar Eficiência Energética nas Habitações

03 Setembro 2020

Descrição

Foi ontem apresentado o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis direcionado a pessoas singulares que sejam proprietárias de frações ou edifícios de habitação. Uma iniciativa que reúne incentivos para promover a eficiência energética dos edifícios e da sua descarbonização. A todo são cerca de 4,5 milhões de euros para serem aplicados entre 2020 e 2021.

Este programa, operacionalizado pelo Fundo Ambiental, comparticipa em 70% os projetos apresentados, que apenas podem ser aplicados em edifícios ou frações construídas até ao final de 2006. Cada incentivo individual não pode passar dos 15000 euros, “sendo o limite máximo por edifício unifamiliar ou fração autónoma de 7.500 €”.

São várias as tipologias de projetos que podem ser apresentados para este apoio, como por exemplo a colocação de janelas eficientes, isolamento térmico, sistemas de aquecimento ou de arrefecimento do ambiente e de águas quentes sanitárias ou instalação de painéis fotovoltaicos.

Na nota enviada à comunicação social, o Ministério do Ambiente afirma que “o setor doméstico, e o parque de edifícios associado, são responsáveis por mais de 30% da energia final consumida, o que se traduz em emissões de Gases com Efeito de Estufa significativas face ao total nacional.”

Mais Informações

Noticias Atualidade
;