PSP Combate Jogo “Baleia Azul”

05 Maio 2017

Descrição

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP lança uma campanha para alertar os jovens para os perigos do jogo “Baleia Azul”. Além de tornar os jovens mais conscientes daquilo que é este jogo, esta iniciativa tem como propósito divulgar medidas de prevenção.

Nos últimos dias, têm sido muitas as notícias veiculadas acerca das vítimas deste jogo. Tudo começa em conversas nas redes sociais onde os “curadores” abordam as vítimas para que estas façam parte da Baleia Azul. Depois de aceiteram o jogo, são lhes dadas 50 tarefas, entre as quais formas de automutilação, como cortar os próprios pulsos. Ultimamente, o jogo leva ao suicídio. Além disso, as vítimas que entram no jogo são ameaçadas pelo “curador” que as faz acreditar que este sabe qual a sua residência, levando-as a crer que estão a ser vigiadas.

É necesário estar atento a sinais, como marcas ou a palavra “sim” escrita na coxa direita através do corte. Sair de casa pelas 04:20 da manhã ou encontrar nas publicações das redes sociais a hastag “i_am_whale” podem ser outros indícios de que o jovem se encontra no jogo.

A PSP vai difundir esta campanha pelas redes sociais, mas também espera levá-a para os estabelecimentos de ensino da área metropolitana de Lisboa.

Pede-se a todos, colegas, professores, pais que estejam atentos e que não hesitem em pedir ajuda, caso suspeitem que algum jovem está no jogo da Baleia Azul.

Noticias Atualidade
;