Unidade Local Saúde Amadora-Sintra Vai Ter Resposta de Saúde Mental Reforçada

29 Fevereiro 2024

Descrição

Foi hoje publicada em Diário da República a portaria que regulamenta a nova organização do Serviço Nacional de Saúde, na área da Saúde Mental, com os Centros de Responsabilidade Integrados dedicados à Saúde Mental (CRI), que vão arrancar como projetos-piloto. Estes vão ser implementados em quinze unidades locais de saúde e, uma delas, é a de Amadora-Sintra. Nesta primeira fase, espera-se validar instrumentos e objetivos destas novas equipas que atuam nos hospitais.

O grande propósito desta nova organização é melhorar a capacidade de resposta do SNS, na área da saúde mental, como, por exemplo, no reforço das consultas no hospital, na descentralização das consultas de psiquiatria e psicologia para as unidades de cuidados de saúde primários, na melhoria dos tempos de resposta e na criação de incentivos na remuneração para os profissionais que integram estas equipas, tendo em conta o seu desempenho. 

Estes Centros de Responsabilidade Integrados, dedicados à Saúde Mental, são uma realidade devido ao financiamento do PRR na saúde, uma vez que este destina cerca de 88 milhões de euros para o reforço do SNS na saúde mental. Estes projetos-piloto têm a duração de 10 meses, sendo criada uma comissão de monitorização para perceber os benefícios da implementação destes projetos-piloto e o que deve ser melhorado para a prestação de um serviço de maior qualidade.

Noticias Atualidade
;